Momento histórico para os apaixonados pelo Automobilismo

Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 desembarca em Interlagos nos dias 06 e 07 de setembro
O automobilismo é movido por sonhos. É feito por pessoas apaixonadas pela adrenalina e que lutam incessantemente para ultrapassar os limites e barreiras que os impedem de fazer história. A quem diga que a vida bem vivida é feita de uma coleção de sonhos realizados, e no esporte a motor, isso não é diferente. Todo piloto nascido em solo brasileiro deseja algum dia passar por Interlagos. Mas chegar até o circuito considerado com um dos principais da América Latina não é nada fácil. É preciso garra, esforço e muita dedicação, mas isso, a Turismo 1.4 e todos os pilotos da categoria têm de sobra.
Criada em solo gaúcho e conhecida por apresentar um grid robusto e competitivo, a Turismo 1.4 vem se consolidando cada vez mais no cenário nacional, mostrando que assim como o seu estado de origem, suas façanhas servem de modelo à toda terra. Prestes a colher os frutos de um longo trabalho realizado através de muita dedicação e paixão, após passar por Goiânia, Potenza e Cascavel, chegou a hora do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 desembarcar justamente em Interlagos, o palco de competições históricas do automobilismo nacional e internacional.
Responsável por escrever esse momento importante na história da Turismo 1.4, Urbano Silva, criador da categoria, precisou batalhar muito para levar o campeonato brasileiro para Interlagos. “Foi muito difícil para conseguir. Eu tinha a data reservada no calendário para os dias 16 e 17 de julho, mas não consegui por falta de espaço devido a um evento que ocorreria na mesma data. Na ocasião, tive que transferir a etapa para Cascavel. Apesar de não ter conseguido naquele momento, sempre tive aquele sentimento de que precisava tentar outra vez”, conta. Movido pela vontade de realizar um de seus maiores sonhos, Urbano permaneceu focado no objetivo. “Após muitas tentativas, surgiu a data dos dias 06 e 07 de setembro. Em um primeiro momento eu achei um pouco estranho realizar uma corrida no meio da semana, mas fiz uma pesquisa junto aos pilotos, e foi bem aceito por eles”, explica.
Emocionado, Urbano conta como está se sentindo ao conseguir levar a categoria para um dos principais circuitos da história do automobilismo mundial. “Fazer parte desse momento é muito importante. Dediquei mais da metade da minha vida ao automobilismo, estar conseguindo um feito dessa magnitude é muito importante para mim. É uma satisfação enorme. Só a gente que está no meio, e que trabalha em função disso, sente esse prazer de conseguir fazer uma categoria dessa crescer em âmbito nacional. Nós conseguimos colocar a categoria em um dos maiores autódromos do mundo, palco da Fórmula 1, onde a maioria dos pilotos não havia andado, então para mim, é muito importante que a categoria siga sendo bem divulgada”, diz.
Tudo indica que será difícil conter a emoção, a festa da velocidade e adrenalina já dá indícios que será grande e emocionante em Interlagos, a expectativa é de que mais de 50 carros façam parte desse momento histórico para a categoria. Entre os pilotos confirmados está Arthur Gama, um veterano quando o assunto é Interlagos. Diferentemente da grande maioria dos pilotos, Gama faz parte de um pequeno grupo que já tem uma intimidade com o circuito, isso porque, além de fazer parte da Turismo 1.4, ele também é piloto da Sprint Race. “Já participei de duas corridas pela Sprint Race em Interlagos, a expectativa é muito boa, porque é uma pista que eu conheço. Acredito que eu não vou demorar muito para me adaptar. Como vamos ter poucos treinos, o meu conhecimento do circuito já vai ajudar bastante. Agora, o único desafio é ajustar a tocada do carro de turismo na pista. Além disso, a equipe já identificou alguns pênaltis no carro da última etapa, acredito que com isso, iremos bem fortes, vamos tentar recuperar os pontos perdidos em Cascavel”, conta.
Focado no objetivo, Gama conta que manteve a rotina intensa de preparação para a etapa de Interlagos. “A preparação para corrida é a mesma das outras competições. Muito treino no simulador e atividade física”, diz. Entusiasmado, o jovem piloto fala sobre a importância do momento que a categoria vive. “A turismo 1.4 está dando um grande passo indo correr em Interlagos, isso é fundamental para a carreira de um piloto. Ela está crescendo cada vez mais e tendo mais visibilidade”, fala.
Outro piloto que já teve a oportunidade de competir em Interlagos é Bernardo Cardoso. Além de fazer parte da Turismo 1.4, Bernardo também é piloto da Copa HB20, categoria que já o levou para a pista mais desejada. “Já corri na copa HB20 em Interlagos, tive bons rendimentos e me adaptei bem à pista. A expectativa é muito boa para a 4ª etapa da Turismo 1.4. Estamos bem preparados e acredito que iremos brigar pela vitória. A preparação está sendo bem intensa, são dias e noites trabalhando em cima do carro, creio que iremos bem preparados e focados no objetivo”, diz. Questionado sobre a importância da categoria chegar em Interlagos, Bernardo responde. “Correr no Templo do Automobilismo Brasileiro é sempre muito importante, tanto para nós pilotos, quanto para os patrocinadores e a categoria”, conta.
Assim como Arthur e Bernardo, Eduardo Cavalli também já teve contato com a pista, mas diferentemente dos dois, não foi para competir. “Estou indo pela primeira vez a São Paulo para competir. Já tive contato com a pista de Interlagos em 2018, onde fui campeão de um campeonato de Kart, e a premiação era umas voltas de protótipo Spyder no autódromo. Para variar, sendo eu, cheguei lá e tive um azar, o protótipo quebrou e tive que andar em um marquinhas similar ao meu carro, mas não foi ruim. Já deu para perceber que o lugar é mágico”, conta.
Apesar de apresentar um bom rendimento na categoria B, Cavalli diz estar com os pés no chão. “Estamos muito fortes na categoria B, tem muitas pessoas que falam que somos os favoritos, mas não gosto de pensar assim. Estamos indo correr fora do estado, não estamos em casa, não estamos em Guaporé e nem em Tarumã, então não dá para pensar em um favorito. Temos que ir com muita humildade, mas acredito sim, que vamos realizar um ótimo trabalho. Estamos indo muito bem preparados na medida do possível, tanto eu, quanto o carro. Por isso, creio que vai dar para trazer um resultado legal aqui para casa”, conta.
Para obter êxito no objetivo, Cavalli já tem uma estratégia traçada. “A preparação para corrida é muito similar às outras, com bastante treino no simulador para tentar compreender mais ou menos como vai ser o setup do carro lá. Através dele, eu consigo pegar o máximo de informações, ele é muito próximo da realidade. Com o simulador, consigo levar para a pista o que aprendi em casa. Além disso, outro fator muito importante é que o carro está revisado e pronto. Estamos com a cabeça no lugar certo para competir em uma condição dessas”, diz.
Grato por fazer parte desse momento importante e histórico, Cavalli conta qual é o peso da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 para a sua carreira como piloto. “Só de saber que vou poder ir a Interlagos já é uma vitória pessoal muito grande. Estou muito orgulhoso de mim mesmo, e de quem está ao meu lado, pois foi uma empreitada grande com muito trabalho. Para a minha carreira profissional com certeza se eu obter um bom resultado terá uma repercussão muito maior. Eu sinto que uma vitória em Interlagos ecoa eternamente, então, estou torcendo para que isso aconteça, mas só de ter essa vitória pessoal já é muito importante”, afirma.
Em momentos como esse, é difícil conter a ansiedade e a emoção. Ainda mais quando se tem muitas coisas para pensar ao mesmo tempo. Apaixonado por carros e pela velocidade, o piloto Paulo Pretto se prepara para a corrida mais emocionante e aguardada de sua carreira. Ao contrário dos outros pilotos, Pretto além de ir para competir, também irá preparar outros carros de sua equipe. “A expectativa é muito grande, pois é a minha primeira vez em Interlagos como piloto, tenho certeza que vou me divertir muito. Além disso, está sendo uma correria enorme, pois além de pilotar, vou dar assistência para pilotos e para um outro carro. Talvez essa seja a prova mais esperada pelos participantes e para mim, será um grande sonho poder pilotar onde o Senna andou”, diz.
Outro piloto que vive um grande sonho é Bruno Fernandes. O jovem que saiu do virtual para as pistas do real vem conquistando importantes resultados na Turismo 1.4. Bruno não imaginava que faria parte da 4ª etapa da Turismo 1.4 em Interlagos, foi receber a notícia na semana de seu aniversário. “Eu nunca imaginei que iria participar em uma competição em Interlagos, acredito que qualquer piloto, assim como eu, tem o sonho de andar nesse traçado histórico. Vou encarar esse desafio sozinho, mas estou confiante. Sei que Interlagos vai ser uma novidade para a grande maioria dos pilotos, mas tenho certeza que vou me adaptar bem à pista. Estou treinando muito no Simulador. Ando em Interlagos no simulador a muitos anos, tenho certeza que todo esse tempo de treino irão fazer a diferença na prática”, diz
Ansioso com a realização da etapa em solo paulista, Bruno fala sobre a importância de Interlagos para a categoria e para os pilotos. “O circuito é uma referência mundial, além de receber categorias nacionais como a Stock Car e a Copa Truck, é o palco da Fórmula 1. Muitos pilotos de altíssimo nível correram e venceram em Interlagos, acredito que estamos fazendo história, e que será uma etapa marcante. E claro, é sempre bom ter no currículo que você pilotou em Interlagos, pois como eu disse, é um circuito histórico de referência mundial. Estou muito feliz que a Turismo 1.4 está crescendo e de poder fazer parte desse momento”, explica.
Guto Rotta é outro piloto que está realizado com esse passo importante que a Turismo 1.4 está dando no cenário nacional. “Vou realizar o meu sonho agora, eu nunca corri em Interlagos, sempre foi o meu objetivo correr lá, por ser uma pista palco de categorias importantes do automobilismo. As expectativas para a etapa são as melhores possíveis, estamos entre os três primeiros do campeonato, e vamos com o carro bem rápido. Além disso, é uma etapa muito importante para mim e o Choka, porque saímos bem atrás, e conseguimos nos reerguer depois da última etapa em Cascavel. Agora temos a chance de ir para primeiro no campeonato. E para a Turismo 1.4 será muito importante essa corrida exatamente por Interlagos ser uma pista que todos conhecem e sonham em correr”, explica.
Focado em obter o melhor resultado possível em Interlagos, Rotta conta que também tem uma rotina de preparação bem planejada, assim como os demais pilotos. “Para a competição eu treinei algumas vezes no simulador, e vi muitas onboards para me preparar e quando chegar na pista já saber como é lá”, conta.
Responsável por ser os olhos e os ouvidos dos apaixonados pelo automobilismo nos autódromos do Brasil afora, Moschetta está emocionado com o momento que a Turismo 1.4 está prestes a viver. “Interlagos é um marco para qualquer categoria de automobilismo, um marco para qualquer piloto e torcedor da velocidade. Eu quando estive em Interlagos pela primeira vez, durante uma mil milhas, tremi. Enchi os olhos d’água. Interlagos tem uma coisa. Ali, os grandes monstros do automobilismo brasileiro e internacional já passaram. Quem não viu o Senna, quem não se emocionou ao ver uma imagem de interlagos. Acredito que para a categoria isso é um marco, é estabelecer que a Turismo 1.4 realmente é um sucesso. Passar por interlagos só carimba todo o sucesso da categoria e toda a grandeza que ela tem. A categoria não é uma Stock Car, não é uma Truck, mas ela é grandiosa do jeito dela. Ela é maravilhosa do jeito que ela é”, afirma.
Tendo em seu vasto currículo a cobertura de importantes competições do cenário nacional e mundial, Moschetta está ansioso para fazer parte desse importante acontecimento ao lado de quem deu vida a um dos maiores sonhos da pilotada. “Eu já registrei em Interlagos a Endurance, Stock Car, Copa Truck, todas as categorias do Brasil e até de fora, e para mim, vai ser uma honra estar lá nesse momento em que o Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 chega em Interlagos. Eu vou estar junto para ver, para olhar para caras como o Urbano e o pessoal dos bastidores que organizaram isso, que batalharam tanto para isso acontecer com a categoria. Eu vou me sentir feliz e honrado em poder ver a categoria largar lá, ver os pilotos que vão estar nela, pilotos bons de guiada e pilotos gente boa. A Turismo 1.4 tem um clima maravilhoso. Vai ser uma honra e um prazer estar lá, e principalmente, poder olhar para o Urbano e ver de perto a cara dele, que é o grande mentor e merecedor disso tudo”, conta.
Como mencionado por Urbano, Moschetta e por cada um dos pilotos que fizeram parte dessa matéria, em seus 82 anos de existência, Interlagos já foi palco de acontecimentos históricos do automobilismo mundial. Já vivenciou grandes momentos que ficarão registrados para sempre na memória e no coração de quem é apaixonado pela velocidade e pela adrenalina do esporte a motor. O que talvez Interlagos ainda não tenha presenciado é a força de uma categoria que não tem glamour, mas tem raça, tem força, garra e muita união. Uma categoria que fez das dificuldades, o seu maior combustível para vencer e realizar um de seus maiores sonhos que é ser reconhecida em âmbito nacional. E mais do que isso, uma categoria que segue contagiando e lançando talentos importantes para a continuidade desse esporte tão apaixonante. Nessa categoria, equipes foram e seguem sendo formadas por amigos e familiares que juntos vibram por cada nova conquista, por mais pequena que ela seja.
Nesses últimos dias, presenciamos a alegria no olhar de cada piloto e equipe que estava se preparando para ir a São Paulo. Muitos publicaram stories e fotos emocionantes em suas redes sociais. O sorriso largo no rosto e o brilho no olhar são frutos de muita dedicação e empenho. Pilotos concorrentes dividiram o mesmo transporte, um importante reflexo de uma categoria que celebra junto, que deixa a rivalidade para dentro da pista. Dizem que tudo acontece por um motivo. Após tantas tentativas e datas frustradas, o sonho de colocar a categoria em um dos circuitos mais desejados do mundo acontecerá justamente em uma data histórica em que o Brasil celebra a sua independência. Data que a partir de agora, também celebrará a grandiosidade da Turismo 1.4 no cenário nacional. Todo esse momento importante para a história do automobilismo será transmitido ao vivo através das lentes do Curva do S no Youtube. Torça, grite, vibre com a gente.
Texto: Fernanda Pereira
Foto: Paulo Pletsch (Ghola Camisas)