Autódromo de Tarumã completa 53 anos de história

Em 1970, surgia no município de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, um dos circuitos mais velozes do nosso país. Criado com o intuito de promover a prática do esporte a motor de forma segura, o Autódromo de Tarumã foi sonhado, planejado e idealizado por apaixonados por velocidade, que não mediram esforços até vê-lo em pleno funcionamento.
Desde o princípio, Tarumã foi cercado por desafios. Talvez seja por isso, que ele tenha conquistado uma parte importante no coração de tantas gerações. Quantos pilotos foram formados no templo da velocidade desde a década de 1970, quantos risos, choros e comemorações foram vistos, ouvidos e sentidos das arquibancadas. Talvez seja impossível enumerá-los, pois, a comemoração de diferentes gerações segue ecoando incessantemente ao longo desses 53 anos de história.
Inúmeras memórias foram criadas e estão guardadas na mente e no coração daqueles que tiveram o privilégio de estar em uma das competições realizadas no templo da velocidade Ao longo de todos esses anos que estamos presentes no automobilismo, tivemos a honra e alegria de ouvir algumas histórias de perto, todas regadas de muito carinho e emoção. Quando se fala em Tarumã, se fala em família, em união, superação de desafios, luta, força, garra e conquista.
O circuito é conhecido por separar os meninos dos homens, e isso de fato é verdade. Para estar no traçado mais desafiador do país não basta sonhar, tem que se preparar, é preciso comprometimento, força de vontade e muito empenho. Ali quem ganha é quem está disposto a enfrentar os seus próprios medos. Tarumã é sim destemido, mas também, puro coração.
É impossível falar de Tarumã sem ficar com os olhos marejados, sem que uma recordação brote acompanhada de um sorriso largo, Tarumã é alegria, sempre foi e será. Que o templo da velocidade possa seguir impactando e desafiando as futuras gerações. Vida longa ao Autódromo de Tarumã!
Texto: Fernanda Pereira de Souza