(51) 3340-2999 (51) 99311-2889
BLOG
Voltar

Novidade no Automobilismo! A nova Turismo 1.4 de competição regional à nível nacional

Novidade no Automobilismo! A nova Turismo 1.4 de competição regional à nível nacional

Além da redução de custos e padronização da categoria, a nova nomenclatura busca a unificação com os demais campeonatos do país 


Apaixonados por velocidade podem comemorar. Em constante evolução e aprimoramento o campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, voltando a essência de seu nascimento em 2015 como Copa 1.4 retorna a temporada 2020 como Turismo 1.4 RS. A nova nomenclatura busca a unificação com os demais campeonatos semelhantes no país, como o mineiro e o goiano, que também aderiu o nome Turismo 1.4. 


A categoria se consagrou a nível nacional através do Turismo 1.4 BR. A nova formatação reunirá pilotos e equipes dos três estados que possuem campeonatos regionais com o mesmo regulamento de baixo custo baseado na fórmula da motorização única. 


O regulamento é basicamente o mesmo nos três estados (Rio grande do Sul, Goiás e Minas Gerais) e resume-se a motorização Chevrolet 1.4 sem nenhuma preparação, ECU do motor, molas e amortecedores padronizados. O conjunto mecânico poderá ser instalado em qualquer carro de produção MERCOSUL, independente de marca.


A iniciativa de elevar a competição a nível nacional partiu da Federação Gaúcha de Automobilismo - FGA, através do diretor de velocidade, Urbano da Silva e do presidente Carlos de Deus com aprovação da Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA e apoio do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul- ACRGS. 


De acordo com Urbano, a escolha do nome turismo 1.4 serviu para mostrar que os automóveis utilizados na competição são semelhantes aos que possuímos na garagem.  “Os carros de turismo são produzidos em série pelas montadoras, então utilizamos o nome turismo 1.4 para fomentar a identificação devido às mudanças serem muito pequenas. A parte visual dos carros é a mesma vista no dia a dia dos motoristas, o que diferencia são pequenos ajustes mecânicos previstos no regulamento que servem para melhorar o rendimento nas competições”, explica.


O Turismo 1.4 BR será uma categoria intermediária de inclusão entre os campeonatos regionais e nacionais. Urbano Silva explica como acontecerá a implementação da competição. “A nossa ideia é realizarmos ainda neste ano quatro etapas, sendo uma em cada estado envolvido e uma grande final, que será uma prova de longa duração com duas horas dentro da edição das 12 Horas de Tarumã no mês de dezembro”, conta.


A primeira etapa do brasileiro está prevista para acontecer no dia 02 de maio, em Curvelo, Minas Gerais.


Já a competição regional terá a sua estreia nos dias 21 e 22 de março em Tarumã. Mais informações em breve no site oficial da Federação Gaúcha de Automobilismo.

 

Últimos Posts

AVANCE DIGITAL