Racha Tarumã comemora 25 anos de história nesta sexta-feira

Ingressos custam R$ 20 por pessoa e podem ser adquiridos no Autódromo a partir das 19h ou através do sympla.com.br/autodromodetaruma
O ronco dos motores é capaz de despertar inúmeros sentimentos e emoções nos apaixonados pela velocidade. Desde um simples arrepio, até gritos de alegria nas arquibancadas, mas apesar da euforia causada pela adrenalina ser incrível, existem muitos perigos para aqueles que se aventuram sem responsabilidade e em locais inapropriados. Foi pensando nisso, que o Racha Tarumã surgiu. Foi exatamente no ano de 1997, momento em que o Autódromo de Tarumã comemorava seus 27 anos, que o então administrador Márcio Pimentel percebeu o crescente número de rachas ilegais nas ruas da região metropolitana de Porto Alegre. Preocupado com a situação, resolveu em conjunto com a diretoria do Automóvel Clube, abrir a reta de Tarumã nas sextas-feiras à noite para que os pegas fossem realizados no ambiente correto e com total segurança.
A iniciativa de Pimentel logo foi aderida, e toda sexta-feira os jovens passaram a marcar presença para assistir não apenas aos pegas, mas a apresentação que o próprio Márcio fazia com seu parceiro Valter Marquetti em um show de manobras a bordo dos míticos Chevettes do Racha, apelidados de Cadeiras Elétricas. Com o passar dos anos, o evento foi se popularizando cada vez mais, até se tornar um dos principais do automobilismo no Rio Grande do Sul. Mas como nem tudo são flores, há dois anos atrás, o Racha sofreu dois grandes baques. O primeiro foi a chegada da pandemia que colocou a festa em hiato e logo na sequência, a perda de seu criador, Márcio Pimentel. Mas nem mesmo a tristeza foi capaz de encerrar uma história marcada por muita emoção. Movidos pelo amor à velocidade, em 2022, provando que não é toda história que tem um fim, o Racha Tarumã retornou ainda mais forte com a promessa de levar adiante toda a história e legado deixado por Pimentel.
Inspiradas a darem continuidade a grande festa do automobilismo, à frente da organização do Racha estão Loara Silveira e Valéria Meireles, duas mulheres apaixonadas pelo esporte a motor que estão comprometidas e motivadas a seguirem com o trabalho deixado por Márcio. “É uma grande honra e uma grande responsabilidade. Preservar um legado consagrado requer muita entrega, compromisso e sensibilidade. Estamos constantemente atentas às necessidades de mudanças devido às preferências do nosso público para que o evento permaneça atrativo, mas sempre com o maior cuidado em preservar a essência e o “caos organizado” que é o nosso Racha”, conta Loara.
Valéria ressalta que não foi fácil retornar, mas encontrou apoio e inspiração através da parceria que existe entre ela e Loara. “Nós aprendemos muito com a saída do Márcio, foi bem difícil recomeçar, mas a nossa sintonia é muito afinada, dividimos o espaço, compartilhamos funções, responsabilidades e conhecimentos. Sabemos as qualidades de cada uma e como dividir as demandas. A conexão e a confiança que a gente tem é surreal. Somos muito parceiras, a gente se entende apenas com um olhar e se ajuda sempre. Com isso, conseguimos voltar com chave de ouro, sempre inovando, mas sem perder a essência deixada por Márcio.
Para dar continuidade ao legado, Loara e Valéria contam ainda com uma equipe dedicada e apaixonada pelo que faz. “Para manter a tradição e fazer história é preciso ter pessoas comprometidas e isso está longe de ser algo garantido ou obtido sem esforço. Aqui estabelecemos objetivos e valores compartilhados, para que o sucesso do evento tenha real importância aos envolvidos. Ninguém faz nada sozinho, somos como uma engrenagem, cada peça desempenha sua função e para o perfeito funcionamento é preciso que todas se encaixem perfeitamente. O que mantém o Racha vivo e fazendo sucesso mesmo após tantos anos, é justamente o fato de se ter essa união entre pessoas apaixonadas, envolvidas e dispostas a levar essa história adiante”, explicam.
Guiadas por um legado cheio de emoção e conquistas importantes para o automobilismo no Rio Grande do Sul, Loara e Valéria estão seguindo os passos deixados por Márcio com muito cuidado, empenho e gratidão. “Nós aprendemos com a pessoa que idealizou o Racha e esteve à frente da administração do Autódromo por 24 anos com muito amor e entrega, nosso eterno chefe Márcio Pimentel. Temos ele como maior exemplo e somos eternamente gratos por toda a dedicação e ensinamentos que ele nos deixou. E também ao nosso grande amigo Valter Marquetti, que durante todos estes anos se dedicou de corpo, alma e braços a Tarumã, de forma totalmente voluntária, sempre com muita alegria e coragem. Um verdadeiro herói como o próprio Márcio dizia, eles são os grandes responsáveis por abrir este caminho e cabe a nós mantermos essa história viva”, contam.
Para comemorar os 25 anos de história do Racha, o aniversário será no formato tradicional, com o encontro de todas as tribos, pista liberada para qualquer tipo de carro, seja ele original de rua ou carro de competição com inscrição gratuita. Além disso, haverá praça de alimentação com food trucks, espaço com churrasqueiras a disposição do público, expositores e fogos de artifício. Para deixar a festa ainda mais incrível, a grande atração da noite com certeza será o show da Cadeira Elétrica com Valter Marquetti. Velocidade, pneus explodindo, derrapagens no limite e a arquibancada cheia é a maior inspiração para o show de manobras mais tradicional e amado de todos. Para fechar com chave de ouro o Motoqueiro Fantasma e a Equipe Arte e Equilíbrio irão incendiar a pista e realizar manobras de tirar o fôlego.
Como pode perceber, uma programação cheia de adrenalina e emoção espera por você nesta sexta-feira. Faça parte de mais um capítulo importante da história do Racha Tarumã. Os ingressos para o evento comemorativo custam R$20 por pessoa e já podem ser adquiridos através do sympla.com.br/autodromodetaruma ou a partir das 19h diretamente no autódromo.
Texto: Fernanda Pereira