Velopark comemora 14 anos de existência sob a direção geral de Sofia Costa

Algumas características que definem os arianos são a persistência, determinação, energia e emoção. Podemos dizer que tudo isso corresponde muito bem ao ariano que gostaríamos de homenagear. No entanto, nos cabe acrescentar algo importante nessa lista, a adrenalina. Elemento extremamente presente na história do grande Velopark. Considerado como o maior Parque Automobilístico da América Latina, o Velopark completou no dia 29 de março, 14 anos de história. Em cada quilômetro de sua existência, concedeu aos apaixonados por velocidade a oportunidade de viverem grandes emoções. Foi exatamente essa paixão pela velocidade que motivou a criação desse gigante.
Tudo começou com a vontade de proporcionar aos envolvidos com o automobilismo, além de pistas, uma estrutura completa com qualidade. Felipe Johannpeter era piloto de Kart e Arrancada. Ele percorria kartódromos e autódromos do Brasil todo e não via por aqui nada parecido com o que existia fora do país. Depois de passar por uma longa experiência arrendando e administrando o kartódromo de Tarumã, Felipe contou com apoio de seu pai Klaus Gerdau Johannpeter e decidiu investir em um complexo automobilístico. A ideia inicial era relativamente pequena, mas ao desenvolver o projeto, o Velopark acabou se tornando um grande parque, agregando às diversas modalidades do esporte a motor. Criado no dia 29 de março de 2008, trouxe consigo um conceito inovador para o setor de automobilismo no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Movida pela paixão, compromisso, responsabilidade e leveza, Sofia Costa, acompanhou de perto todos os momentos mais importantes e desafiadores desse ariano veloz. Há 13 anos trabalhando no Velopark, hoje ocupa o cargo de Diretora Geral do Autódromo, Kartódromo e Arrancada. “Estou no Velopark há 13 anos, brinco que é como se fosse um filho que eu vejo crescer e cuido com toda a minha dedicação. É uma honra poder fazer parte de todos esses anos de Velopark, ver tantos momentos incríveis de adrenalina e velocidade que acontecem aqui. Saber que através do Velopark existindo, diversos eventos acontecem, o mercado de automobilismo e entretenimento se movimenta trazendo empregos e gerando tanta felicidade aos amantes da velocidade”, conta.
Caros leitores, pedimos desculpas, mas antes de prosseguirmos há a necessidade de acrescentarmos mais uma importante característica a esse ariano. Por um pequeno descuido esquecemos de mencionar a garra, uma das grandes qualidades desse parque. Destemido, ele nunca fugiu dos obstáculos. Enfrentou cada um deles com força e determinação. Motivado pela vontade de contribuir para o crescimento do automobilismo e amparado por uma equipe competente e apaixonada, o Velopark conseguiu se reinventar, se fortalecer e perseverar em meio às incertezas. “Ao longo dos anos, foram vários os desafios, mas acredito que os principais foram a crise que vivemos em 2013, onde o Velopark quase fechou, tivemos que reestruturar todo o nosso negócio e superamos o momento com mais força. E sem dúvidas, a pandemia foi o outro grande desafio para conseguirmos nos manter abertos mesmo sem eventos e atividades”, explica.
Palco de grandes eventos automobilísticos, o Velopark reúne inúmeros momentos marcantes. Em conversa com a Plus, Sofia recordou algumas histórias que marcaram esse ariano destemido. “Tivemos diversos eventos tanto no kartódromo quanto no autódromo e na arrancada, mas diria que a inauguração do autódromo em 2010 com a Stock Car e o Festival Velopark de Arrancada em 2019 que vieram cerca de 60 mil pessoas e tivemos como atração o Daddy Dave e Murder Nova do Corridas Proibidas. Foi marcante presenciar a puxada lado a lado do Daddy Dave e Murder em carros brasileiros em uma disputa super acirrada, e ter ouvido no final eles gritando “OPALA, OPALA”, diz.
Questionada sobre como vê a importância do Velopark para os apaixonados por velocidade, Sofia não exitou em responder. “Acredito que temos a importância em sermos palco de grandes eventos para que os apaixonados por velocidade em suas mais diversas modalidades possam assistir e viver esses momentos aqui e também por oferecermos o automobilismo de aluguel com o kart e Veloce, uma forma de viver o esporte sem precisar ter seu próprio veículo e equipe”, conta.
Tão jovem e tão importante, o Velopark é um dos grandes incentivadores desse esporte veloz. Tem uma emoção que pulsa em cada metro quadrado de parque. Está presente na memória de milhares de pessoas que já tiveram a oportunidade de viverem de perto toda essa adrenalina. Carrega em sua história o sorriso, o suspiro e o batimento acelerado dos fãs da velocidade, equipes e pilotos. Há 14 anos vem sendo motivo de gritos de alegria e lágrimas de emoção de diferentes gerações. Temos o imenso orgulho de podermos admirar de perto a garra desse astro do automobilismo e dessa equipe de gestão que não mede esforços para proporcionar o melhor para os apaixonados por velocidade.
De olho no futuro, Sofia nos contou o que deseja para o Velopark nos próximos anos. “Que o Velopark e o automobilismo continuem em crescimento, evolução e união. E que esse amor por velocidade se multiplique nessas novas gerações que estão cada vez mais conectadas e virtuais que possam continuar vivendo e experienciando o automobilismo em nossas pistas”, diz. Fazemos das palavras da Sofia, as nossas. Além disso, desejamos ao grande Velopark vida longa, repleta de muitas conquistas e recordações. Que esse amor pela adrenalina possa seguir contagiando diferentes gerações e impactando de forma positiva e inspiradora.
Foto: @jonigularte
Texto: Fernanda Pereira
Itís hard to find educated people on this topic, but you seem like you know what youíre talking about! Thanks